terça-feira, 15 de abril de 2014

HOMEBREW E NOVIDADES

Estou de volta e com muitas novidades

HomeBrew, Cerveja em casa, Equipamentos


     Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora em postar aqui no blog, mas eu tenho certeza que vou compensar!

     Eu nunca manifestei essa meu desejo de fazer cerveja em casa, sempre tive vontade de fazer a minha cerveja! 

     Bom no ultimo de 05 de abril, eu fiz o meu 1º Curso de Cerveja Artesanal, que foi ministrado pela dupla Gustavo Danhone e Walter Soares da Guilda GIV, o curso foi em Sertãozinho - SP, no Empório Santa Fé do Grande amigo Samuel Castro, o qual eu queria agradecer muito por ter dado uma mãozinha nesse meu grande sonho e vontade que é fazer cerveja, não se esquecendo do Gustavo e do Danhone que foram mega atenciosos e nos passaram muito conhecimento com um material muito bem estruturado e também, que colocaram agente pra por a mão na massa, de cara moendo 8kg de malte!
      
     Eu recomendo e muito a todos que quiserem fazer um curso de cerveja a Guilda GIV, a galera é foda!

     O curso começou com a parte teórica, como historia da cerveja, depois passou pela parte da sanitização dos equipamentos, onde recebemos DUAS GRANDES REGRAS DE OURO, e depois falaram sobre os equipamentos necessários.


              Logicamente que tudo regado a um belo chope German Pilsener da Invicta, e alguns petiscos.

     Vamos ao que interessa! CERVEJA! bom a escolha da cerveja foi por conta do Samuel da da Guilda GIV, que chegaram a uma bela escolha uma Imperial Stout com pimenta rosa e da jamaica, muito boa a ideia!
     No meio do curso, uma grande surpresa! Para termos um parâmetro e uma ideia de como seria a nossa cerveja, tivemos o prazer de apreciar uma Verdi Imperial Stout da Birricio Del Ducato, uma baita cerveja! recomendo e muito!



      
     Como já dito, nos colocamos a mão na massa mesmo! moemos 8kg de malte.




      Depois do malte moído, começamos a nossa brassagem,onde trabalhamos com 3 rampas de temperatura, não vou entrar em tantos detalhes, vou ficar mais na parte da grande experiencia que foi o curso. 

      Segunda parte foi a fervura, onde adicionamos o nosso lúpulo de armargor e aroma, nossa pimentas eeeee... açúcar mascavo


      Se você se perguntou o que fizeram com o malte que ficou na panela de brassagem, se não se perguntou eu vou falar do mesmo modo! Nos tivemos um ideia, sabe meio "boba", fizemos uma bela receita de pão de malte! ficou uma delicia! depois eu vou postar nas RECEITAS, uma receita de pão de malte, alem de outras receitas de cervejas, mais um novidade para o blog!

     

    Voltando a fabricação, depois da fervura, passamos para parte de filtragem e e a lavagem de grão uma parte fundamental no processo. Depois dessa etapa passamos para o resfriamento onde baixamos a temperatura da cerveja a temperatura ambiente para depois colocarmos no fermentador.


          Bom depois ela vai ficar um tempinho no fermentador e depois passaremos pra maturação e depois o envase!

         Galera eu não entrei em detalhes do processo, porque vou fazer um post só pra isso, e também farei posts com a montagem do meu equipamento, para que não fique duvidas a ninguém na hora de montar o seu .
       
       O objetivo desse post alem de falar que estou vivo, foi mais mostrar como foi o curso, e falar que pra quem tem muito interesse de ser um Home Brew, eu recomendo e muito fazer um curso antes de comprar ou montar o seu kit, e mais uma vez recomendo e muito a Guilda GIV,  profissionais muito bem capacitados, fora o papo que foi muito bom, a troca de experiencias valeu muito! Agradeço muito ao Gustavo, Walter e o Samuel por me ajudarem e muito nessa minha nova empreitada!

   As novidades aqui no blog serão esses posts sobre a montagem do meu equipamento, um post só descrevendo o processo, farei uma parte dedicada inteiramente a receitas que eu fizer ou achar interessantes. Bom tem muita coisa nova vindo ai!


   Só para finalizar o post, outro momento muito TOP do curso, depois de tudo pronto, todo mundo só trocando ideias, informações, mais uma surpresa! Tive o imenso prazer de degustar a Rodenbach Grand Cru da Brouwerij Rodenbach, PUTA CERVEJA! desculpa a palavra mas é mesmo! quem tiver a oportunidade por favor, prove essa cerveja!

   
   Bom galera por hoje é isso, qualquer é deixar um comentário, não deixe de Curitr a nossa página no Facebook e Seguir no Twitter também!


Nenhum comentário: