sábado, 5 de julho de 2014

Como Montar o seu Fermentador

Comprar ou montar o Fermentador?

Muita gente prefere comprar para evitar o trabalho, mas hoje vou mostrar o quão fácil é fazer o seu.

Não preciso comentar que eu escolhi fazer o meu.... Pesquisei muito na internet e em lojas especializadas, sempre achei caro os fermentadores já prontos, por isso resolvi montar, e sem contar que ficou mais barato comprando tudo separado e montando, gastei no Total R$40,70

    O que você vai precisar para montar o seu fermentador?
       
           1 - Balde Alimentício Atóxico com tampa
           1 - Airlock
           1 - Rolha de silicone para o airlock
           1 - Torneira de plástico, com rosca e anel de vedação


    Uma observação muito importante é sobre o balde, ele dever ser novo ou se for reutilizar um balde de preferencia para baldes que não tiveram coisas com gordura dentro dele, porque isso pode afetar a sua cerveja.

    O meu Airlock e a rolha de silicone eu comprei pela internet mesmo, o balde que é de 20 Lts eu comprei na minha cidade mesmo, você pode encontrar esses baldes em casas especializadas em plásticos, ou que vendem produtos para bares, restaurantes ou do ramo.

    Muita gente utiliza baldes de azeitona que pegam em mercados, mas uma coisa muito importante que deve ser levada em conta, é de que a tampa nem sempre vem com o lacre, e isso como eu falei, pode vir a estragar a cerveja, de preferencia para baldes novos. 


    Agora vamos falar sobre o Mega Blaster material que eu utilizei para fazer os furos do Airlock e da torneira, uma broca e uma furadeira, apensa isso.


    Eu comecei furando o balde, primeiramente eu medi a altura da torneira, e fiz essa medição usando a sua rosca, já que a rosca tem uma área do a ser considerada na hora de rosqueá-la, outro ponto a sem lembrando é que não devemos colocar a torneira muito no fundo do balde para que não ter problemas com os resíduos do fundo do balde.

     Eu posicionei a rosca a mais ou menos 5 mm do fundo do balde (Muito importante verificar se a sua torneira não vai ficar abaixo da lina do fundo do balde, pode ser um problema na hora de apoiar o balde) e com uma caneta fiz a marcação usando o diâmetro interno da rosca, depois disso peguei a furadeira e fiz um furo no centro do local demarcado.

    Com o furo feito eu comecei a fazer movimentos circulares e a broca foi desbastando o plástico, com isso o furo foi aumentando e eu fui testando, tentando colocar a torneira, porque o furo não pode ficar maior se não vaza e entre outros problemas.

    Coloquei a torneira fazer uma certa pressão ate entrar, ficou bem justa, tive que rosquear toda a torneira para poder entrar, mas antes disso eu verifiquei se não restava nenhum rebarba ou coisa do tipo no balde, que futuramente viesse a me trazer problemas.

    Verifique se colocou a vedação corretamente, não usei nada alem dos anéis de silicone, que vem junto com a torneira.




     Com o Balde furado, eu coloquei água até a sua metade e deixei um tempo para ver se ele ia vazar; Enquanto isso fui começar o furo na tampa para o nosso Airlock.
   
    Eu optei por fazer o furo mais no canto da tampa, uma vez que possa vir a ter a necessidade de ter que colocar algo em cima, com isso não corro o risco de quebrar ou estragar o Airlock.

    Eu segui o mesmo procedimento do balde, a única diferença é que eu não fiz uma marcação antes, já furei direto e fui desbastando até consegui colocar a rolha de silicone. 


    Eu sei que podem existir alguns outros métodos para esse mesmo fim, mas esse eu achei bem prático e rápido não demorei muito para fazer tudo isso.




       Bom galera por hoje é isso, qualquer é deixar um comentário, não deixe de Curitr a nossa página no Facebook e Seguir no Twitter também!

    E quem quiser encomendar o seu balde, entre em contato!

    Obrigado!

2 comentários:

Unknown disse...

Boa ideia!

Anônimo disse...

Olá...obrigado pela dica...uma dúvida de leigo...vou retirar pela torneira o líquido ou o fermento...pela altura sugerida, imagino que seja o líquido..obrigado